CARAVANA DA SAÚDE COMEÇA HOJE COM OPERA MS E EXAMINA MS: JOSÉ LOURENÇO EXPLICOU COMO IRÁ FUNCIONAR AQUI EM CASSILÂNDIA

Publicado em: 02/12/2021 12:05 | Fonte/Agência: Cassilândia em Foco

Nesta quinta-feira (2), o governador Reinaldo Azambuja faz o lançamento oficial da nova etapa do mutirão para acelerar a realização de exames de diagnóstico e cirurgias eletivas – aquelas que não são urgentes.

Desta vez, a Caravana de Saúde será realizada em parceria com hospitais públicos e privados. A Secretaria de Estado de Saúde, fechou contrato com 39 hospitais em 34 municípios, para realizar 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade.

Em Cassilândia

O Secretário Municipal de Saúde, José Lourenço, esteve esta semana no Jornal Quinze Minutos, da TV Cassilândia em Foco, e falou sobre o lançamento do Opera MS aqui no município.

“Dia 02 é o lançamento oficial e abertura das agendas para os prestadores de serviço realizarem os primeiros atendimentos, a triagem dos pacientes, a consulta com o cirurgião que irá operar cada paciente e a gente precisa manter esse contato com os prestadores de serviço, por que aqui (em Cassilândia) a Santa Casa, a princípio, não consegue realizar todas as cirurgias, mas as que são possíveis realizar aqui a Santa Casa já vai abrir a agenda, todos os pacientes serão regulados”, explicou o secretário.

Há algumas semanas, inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde convocou a população para fazer o atualizar o cadastro na Central da Regulação, conforme noticiamos AQUI

José Lourenço explicou que essa atualização é necessária para que sejam priorizados os casos mais graves e evitar “fura-filas”: “Trabalhamos hoje com dois sistemas de regulação. Então, tudo é via sistema, não tem aquela situação de fura-fila. Nós vamos realmente avaliar o quadro clínico de cada paciente e, de acordo com a prioridade, ele será operado”, garantiu.

PARA ASSISTIR A ENTREVISTA COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Em todo o MS

Serão feitas 68.618 cirurgias e 33.002 exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia, no período de 13 meses. Os pacientes que serão atendidos nesta nova etapa do programa já estão agendados, conforme as filas da regulação. R$ 120 milhões serão investidos na Caravana.

Por Cínthia Schmidt (com informações ms.gov.br)