Municípios se mobilizam para realizar dia D vacinação infantil contra a Covid-19

Publicado em: 09/02/2022 09:14 | Fonte/Agência: COSEMS-MS

Os 79 municípios de MS estão realizando mobilizações com o objetivo garantir uma volta as aulas mais segura, com a imunização contra Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos. Nesta sexta, dia 11, será feito um “Dia D”.

O Presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de MS, Rogério Leite explica “fizemos uma reunião on-line, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação, desde então cada cidade está traçando melhores estratégias de conscientização, com base no quantitativo de doses recebidas, que culminarão em um movimento de vacinação, que acontecerá nesta sexta”.

De acordo com o DataSUS, Mato Grosso do Sul tem 301.026 mil crianças de 5 a 11 anos, destas 59.438 já receberam a 1ª doses, o que corresponde a 19.45% deste público.

A Vice-Presidente do COSEMS/MS e Secretária de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso reforça a importância da adesão “as novas variantes são mais contagiosas, há um aumento gradativo de casos em crianças. Parcela da população ainda tem receio da vacinação infantil, mas as vacinas pediátricas foram aprovadas e estão em uso em vários países”.

“Aqui em Santa Rita do Pardo estamos vacinando as crianças sempre em que há o recebimento das doses, e na sexta vamos fazer uma grande ação em uma escola”, complementa Maria Angélica.

Pelo menos 44 países já iniciaram a vacinação em crianças, a Europa é o continente que tem o maior número de países que estão vacinando o público infantil, com 20 nações. América, Ásia e Oceania também já começaram a imunização nessa faixa.