Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado em: 28/04/2023 08:28 | Fonte/Agência: https://jornalcassilandia.com.br/ministerio-do-turismo-coloca-cassilandia-no-mapa-do-turismo-brasileiro/

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro

Rio Aporé [ Ilha das Cobras]

Certificação reúne os municípios que comprovaram infraestrutura e investimento no turismo

O Mapa de Turismo Brasileiro de 2023 foi divulgado e o Ministério do Turismo colocou Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação, atualizada pelo Ministério do Turismo para o ano de 2023, reúne os municípios que comprovaram ter aptidão efetiva para o turismo e que fazem do setor ferramenta estratégica para a economia da cidade.

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 1

A classificação leva em conta o desempenho da economia no setor do turismo nas cidades, a partir de algumas variáveis. Cidades agrupadas nas categorias A e B apresentam consistência no setor turístico, com quantidade significativa de visitantes maior quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

O certificado que tem validade até o dia 20 de abril do ano que vem, foi assinado pela Ministra de Estado de Turismo, Daniela Carneiro e pela Secretária Nacional de Planejamento Sustentável e Competividade no Turismo- Substituta, Débora Vieira Barbosa.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ressalta a importância da atualização da ferramenta que permite ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro. “O Mapa do Turismo orienta a atuação do Ministério, incluindo o direcionamento de recursos, e contribui para impulsionar o desenvolvimento do turismo local.

O que é o Mapa do Turismo?

Mapa do Turismo Brasileiro é elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor e reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como estabelecer recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

Para participar da categorização, os municípios precisam comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). É necessário a existência comprovada de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

69 anos de belezas naturais em Cassilândia

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 2

Salto do Rio Apore.

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 3

Cachoeira Árvore Grande

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 4

Cachoeira no Indaiá do Sul

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 5

Cachoeira no Rio Indaiazão

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 6

Cachoeira do Socorro

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 7

Cachoeira do Marimba

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 8

Salto do Rio Aporé

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 9

Córrego subterrâneo

Ministério do Turismo coloca Cassilândia no Mapa do Turismo Brasileiro 10

Este ano Cassilândia completa 69 anos, e é destaque por suas belezas naturais e atrativos como a Festa do Peão de Boiadeiro [ realizada em julho], cachoeiras, Salto do Rio Aporé e a Praça São José.