A PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL

Publicado em: 29/06/2021 11:57 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

A PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL

Professor Beto: A Previsca fechou 2020 com um capital de R$50.424.800,18 . Foto zildo vieira

Ao conceder entrevista exclusiva ao site Jornal Cassilândia na manhã desta terça-feira, 29 de junho, onde fez um balanço da atual situação  dos Servidores Municipais de Cassilândia, Eberton Costa de Oliveira [ Professor Beto], que hoje a Previdência Municipal de Cassilândia está cumprindo seu papel, funcionando efetivamente.

Criado em 20 de agosto de 1992, a Previdência Municipal nesse período vem atuando, visando garantir e resguardando os direitos previdenciários , buscando garantir aceso aos venefícios para os quais seus segurados contribuem.

Beto fala ainda que mesmo em um cenário econômico caótico, onde o Brasil e o mundo sentem os efeitos da pandemia da Covid-19, a Previsca vem garantindo a capitalização do seu patrimônio, tendo fechado o ano de 2020 com um patial de R$ 50.424,800,18 [ cinquenta milhões, quatrocentos e vinte mil, oitocentos reais e dezoito centamos]. E hoje mantendo os pagamentos em dia, conta com um capital de R$ 51.600,000,00 [ cinquenta e um milhão e seiscentos mil reais].

A INTEGRA DA ENTREVISTA:

Jornal Cassilândia – Qual a situação da Previsca Municipal?

Eberton Costa de Oliveira [ Beto] – A Previdência dos Servidores Municipais de Cassilândia (PREVISCA), fundada em 20 de agosto de 1992 e nesse período vem atuando visando garantir e resguardar os direitos previdenciários, bem como garantir acesso aos benefícios para os quais seus segurados contribuem.

Mesmo em um cenário econômico caótico, onde o Brasil e o mundo sentem os efeitos da pandemia da Covid-19, a Previsca vem garantindo a capitalização do seu patrimônio, tendo fechado o ano de 2020 com um capital de R$ R$ 50.424.800,18 (cinquenta milhões, quatrocentos e vinte e quatro mil, oitocentos reais e dezoito centavos), e hoje, mantendo os pagamentos  em dia, conta com um capital de R$ 51.600.000,00 (cinquenta e um milhões e seiscentos mil reais).

Professor Beto: “A Previsca vem cumprindo o seu papel”. Foto zildo vieira

Uma das grandes vantagens dos RPPS frente ao INSS é o fato de que os recursos das contribuições devem, por lei, serem aplicados buscando alcançar a Meta Atuarial.

JC  – Quantos servidores contribuem com a previdência municipal e qual o valor descontado em seus vencimentos ?

Beto – Atualmente a Previsca tem em sua folha de pagamento 250 (duzentos e cinquenta) aposentado e 45 (quarenta e cinco) pensionistas.

O Município de Cassilândia conta hoje com 714 (setecentos e quatorze) servidores públicos efetivos contribuindo para a Previsca .

JC – Quais os benefícios que a previdência municipal concede aos servidores ?

Beto – A Emenda Constitucional 103/2019 que fez a reforma da Previdência no Brasil, trouxe pontos facultativos e  dois obrigatórios ao RPPS, e um deles, é a comprovação em Lei de que a Contribuição dos Segurados passasse a ser de pelo menos 14% (quatorze por cento). A segunda obrigatoriedade da E.C 103/2019, era a de que os RPPS não poderiam mais pagar benefícios temporários, tais como: auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade, etc, passando todos estes para responsabilidade do ente.

Portanto, desde 30 de julho de 2020, quando foi publicada a Lei Complementar 240/2020, os segurados passaram a contribuir com o percentual de  14% da base de contribuição dos salários.

Conforme disse anteriormente, desde a reforma da previdência os RPPS só podem , por lei, pagar os benefícios de Aposentadoria e Pensão por morte. Dentre as aposentadorias, temos a Por Tempo de Contribuição, Por Idade, Por Invalidez, e a Compulsória.

JC – Para finalizar, a previdência municipal está cumprindo de fato o papel dela ?

Beto – A Previsca sempre cumpriu com seu papel previdenciário frente aos servidores municipais, se notabilizando pelo pagamento dos benefícios rigorosamente dentro do prazo, presteza no atendimento aos segurados, zelando sempre pelo patrimônio público, com economicidade e boa gestão,  buscando rentabiliza-lo a fim de garantir aos seus segurados tranquilidade financeira e segurança no momento que forem desfrutar dos seus benefícios. [ por www.jornalcassilandia.com.br ]