REVITALIZAÇÃO DO SERRINHA ESTÁ NA FASE FINAL

Publicado em: 21/07/2021 09:06 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

REVITALIZAÇÃO DO SERRINHA ESTÁ NA FASE FINAL

Foto Divulgação

Às vésperas da abertura do maior evento esportivo mundial, os Jogos Olímpicos, o Jornal Cassilândia conversou com Ana Carolina Lessa, Secretária responsável pelas pastas de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Meio Ambiente, que destacou as iniciativas no setor de Esportes e Lazer na cidade, como a revitalização do Estádio Municipal “Serrinha” e a instalação de equipamentos de ginástica na Avenida da Saudade. Confira!

Esporte e Lazer também são questão de saúde

“A prática de esportes foi ainda mais estimulada com a pandemia da covid-19, principalmente como um bem-estar físico e com foco na prevenção e manutenção da saúde”, destacou a secretária, que constatou expressivo aumento dos praticantes de atividades ao ar livre aqui em Cassilândia.

Atenta a esta mudança de comportamento dos cassilandenses e buscando retomar antigas reinvindicações, a secretaria está trabalhando na conservação e reestruturação de praças, parquinhos e quadras da cidade.

Um exemplo foi a instalação de equipamentos de ginástica, bancos e cestas de lixo na Avenida da Saudade, um dos locais preferidos pelos cassilandenses para a prática de atividades ao ar livre.

Novos equipamentos de ginástica foram instalados na Avenida da Saudade. Foto: Zildo Vieira (jornalcassilandia.com.br)

“Acredito que tivemos um aumento de 300% no número de pessoas caminhando e pedalando regularmente na Avenida da Saudade. São pessoas que estão ali visando, principalmente, saúde e qualidade de vida”, avaliou Clóvis Lima, diretor do Departamento de Esportes.

Em vista do crescente número de esportistas nas imediações da rodovia e nas trilhas do entorno, a secretaria está desenvolvendo, junto ao Denatran, um projeto para melhorar a sinalização, principalmente com o intuito de alertar os motoristas que passam pelo local.

Serrinha de cara nova!

Fachada renovada no Estádio Municilpal “Serrinha”. Foto: Zildo Vieira (jornalcassilandia.com.br)

A revitalização do Estádio Municipal Orácio Cesário de Almeida, o Serrinha, localizado no Alto Izanópolis, também já está na fase final.

O estádio ganhou pintura nova, que reavivou a fachada carmin, e destacou os novos painéis adesivos, com imagens que ressaltam a grandiosidade da prática esportiva.

Novos paineis e pintura renovada no Estádio Municipal “Serrinha”. Foto: Zildo Vieira (jornalcassilandia.com.br)

A grama da quadra também foi trocada, bem como foram reformados os banheiros e vestiários. Também foi feita uma nova instalação de água.

Os próximos passos são o nivelamento da pista de atletismo envolta do campo, com preenchimento de pó de pedra, e a iluminação. Também haverá segurança no local.

Ana Carolina fez questão de ressaltar que o empenho e a viabilização destas melhorias se deve, principalmente, aos funcionários ligados ao departamento de esportes, que se uniram e arcaram com a mão de obra.  “A Prefeitura investiu somente no material utilizado (como tintas e pincéis, entre outros)”, afirmou.

Fot: Zildo Vieira (jornalcassilandia.com.br)

Mas a comunidade precisa contribuir e zelar mais pelos espaços públicos

Ana Carolina destacou também a importância da comunidade contribuir com a conservação das praças e locais públicos. Citou elevados casos de vandalismo, como depredações e até roubo de lâmpadas, por exemplo. Bem como o descarte de lixo em vias públicas e até nas trilhas, inclusive por esportistas.

“Já instalamos lixeiras na Avenida da Saudade e vamos instalar também nas trilhas, para o descarte adequado do lixo. Pois isso é um problema ambiental e também de saúde pública”, alerta a secretária, que também é responsável pela pasta do Meio Ambiente.

Incentivando a futura geração de atletas do município

O departamento de Esportes e Lazer também está empenhado em valorizar os cassilandenses que se destacam no esporte de alto rendimento.

Já entrou em fase de projeto de lei visando o orçamento de 2022, o projeto para trazer a Bolsa Atleta para o município.

O incentivo irá contemplar atletas de várias modalidades esportivas, como atletismo, ciclismo e até mesmo os peões de rodeios, uma tradição da região.

“Mas esse incentivo deverá ser conquistado pelo atleta”, adianta Lima, que desenvolveu uma pontuação para os atletas que comprovarem rendimento em competições municipais, estaduais e nacionais. “Queremos ser uma peneira de atletas, descobrir os melhores da cidade, que possam, um dia, chegarem até a serem atletas olímpicos”, projeta o diretor.

A iniciativa contemplará não apenas atletas adultos (homens e mulheres acima dos 18 anos), mas também o atleta estudantil, que esteja matriculado e tenha idade entre 12 e 17 anos. “Para esta faixa, nosso foco estará no Campeonato Estadual, principalmente nas modalidades de handebol, futsal e voleibol”, conclui.

Por Cínthia Schmidt – www.jornalcassilandia.com.br