Encontro de Líderes em Movimento mobiliza autoridades da Capital e região

 

Publicado em: 18/02/2022 09:39 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

 

Whatsapp
Encontro de Líderes em Movimento mobiliza autoridades da Capital e região

(e) Vice-Prefeito Valdecy Costa e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Whandin Moisés (mineiro), estivem representando Cassilândia

Pela primeira vez em MS, evento do Sebrae busca impactar lideranças locais para atuação transformadora no contexto dos pequenos negócios

Com a participação de representantes de associações comerciais, sindicatos rurais, gestões públicas e pequenos negócios, além de membros do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, teve início, nesta quinta-feira (17), o encontro Líderes em Movimento. Iniciativa do Sebrae, o evento é realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, reunindo autoridades, lideranças locais e líderes em potencial no Gran Murano Buffet, em Campo Grande.

O objetivo do encontro é propiciar um momento de troca de conhecimentos entre os participantes, além de apresentar histórias de líderes que promovem a mudança da realidade local. Ao longo do dia, é realizada uma programação intensa de atividades: painéis, palestras, workshops e o lançamento do Polo Sebrae de Liderança, programa da instituição que prepara pessoas para serem líderes de causas transformadoras do contexto das micro e pequenas empresas.

Sebrae MSDurante a abertura do evento, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Jaime Verruck, que também é titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), deu as boas-vindas ao público e destacou a atuação do Sebrae para a formação de líderes, e a relevância deste trabalho para avançar em um objetivo em comum, como o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

“Quando assumimos alguns cargos, por si só, assumimos um papel de líder. Isso não quer dizer que estejamos preparados para fazer a liderança. Nós temos que ter lideranças preparadas para ter demandas preparadas. O primeiro trabalho da liderança é saber o que ela pode fazer sem o setor público. E outro grande papel, é preciso ter a capacidade de priorizar as demandas. De novo, vem a formação de liderança, para estabelecer aquilo que é prioritário”, destacou.

Um dos nomes na programação, que integrou o painel “Histórias que inspiram – Líder Público”, realizado pela manhã, é o conselheiro do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, secretário de Estado de Infraestrutura. Ele falou sobre o papel de inspirar equipes. “É importante abrir esse espaço para que outras histórias sejam contadas, para que outras pessoas se tornem lideranças. Exercer a liderança é conquistar as pessoas, mobilizá-las em torno de um propósito. Aquele que se mostra capaz de inspirar pelo exemplo deve ser reconhecido”, disse.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, que mediou o painel, a realização deste tipo de evento é a oportunidade para trazer novas perspectivas para as lideranças locais, que também precisam assumir um papel de protagonismo. “É preciso ter coragem para construir as conversas necessárias e o líder traz o futuro para o presente. Vejo a relação do líder como de interdependência e complementaridade com a equipe, precisamos ter engajamento de muitas pessoas, para fazer as coisas acontecerem”, mencionou.

Lideranças que transformam a realidade

Como parte da programação, o Sebrae/MS lançou o Polo de Liderança. De um total de 13 eixos do programa, em MS, serão realizados cinco prioritários: Rotas da Liderança; Clube de Capitães; Conexão Liderança, Mestres da Liderança e Flow, voltados para diferentes públicos. Eles dão continuidade a uma série de ações já feitas no Estado para a formação de lideranças, como os programas LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional e Cidade Empreendedora, executado em parceria com as prefeituras municipais.

Por isso, entre os participantes do evento Líderes em Movimento, estavam potenciais líderes e lideranças já consolidadas, fruto deste trabalho no Sebrae nas regiões do Estado. É o caso de Tina Escarmanhani, que participa do LIDER Conevale, um grupo de lideranças com foco no desenvolvimento das regiões do Conesul e Vale do Ivinhema de Mato Grosso do Sul.

Para ela, o encontro trouxe a oportunidade de trocar conhecimentos com outros representantes. “O encontro desperta em nós a habilidade de liderança que por vezes deixamos adormecida. Sabemos que temos capacidade, e ter acesso a outros líderes, faz com que você troque experiências, e consiga, de repente, uma ideia sua que está ‘engavetada’ se torne um grande projeto”, salientou.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes, Jaqueline Figueiredo, que integra o Movimento Norte Forte, disse que o evento trouxe um impulsionamento necessário. “Hoje o Movimento Norte Forte está aqui presente, acreditando no futuro, e principalmente em trazer as pessoas para fortalecer o grupo de trabalho em prol do desenvolvimento do nosso Estado. Observamos nas falas, a importância de trabalhar a igualdade entre o poder público, sociedade civil organizada, para que possamos mobilizar e integrar todos os elos de Mato Grosso do Sul”, refletiu.

Vindo da região Oeste do Estado, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, Alan Striquer, que também preside a Kolping – entidade sem fins lucrativos que trabalha fortalecendo a cultura e o turismo no Pantanal, mencionou que várias ações já foram executadas pelas organizações em prol do bioma pantaneiro. Por isso, ele destaca a importância de ações de formação de liderança para mudanças na comunidade local.

“Sem dúvida, a formação de liderança é essencial para a mudança socioeconômica de um país. As pessoas precisam conseguir entender o poder transformador que elas têm, isso tem que ser posto para fora e não só a seu benefício. As coisas acontecem em função de algum disparo, e alguém tem que puxar esse gatilho para ele disparar – e os líderes têm esse papel”, finaliza Striquer.

Polo de Liderança

Os encontros de cada ação de formação do programa Polo de Liderança já estão agendados, incluindo oficinas, coaching/consultorias, entre outros eventos presenciais e on-line, contemplando todas as regiões do Estado. Para participar, os interessados podem procurar o Sebrae pelo 0800 570 0800, ou pela Loja Virtual.

Agência Nacional de Notícias