Publicado em: 18/07/2022 08:41 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

Foto Divulgação

Com uma série de aprimoramentos e investimentos no saneamento básico de São Gabriel do Oeste, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tornou-se referência como modelo de gestão em Mato Grosso do Sul.

E na tarde ddo último dia 14, o prefeito de Cassilândia/MS, Valdecy Pereira da Costa acompanhado do secretário de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio Waddyh Moyses Neto (Mineiro) e do assessor técnico Sandro César foram a até cidade de São Gabriel conhecer as instalações do SAAE. O prefeito Jeferson Luiz Tomazoni, o vice-prefeito Valdecir Malacarne e a presidente do SAAE recepcionaram os convidados do município de Cassilândia que faz divisa com o Estado de Goiás.

A equipe de Cassilândia visualizou de perto as instalações e a estrutura organizacional da Autarquia Municipal, conhecendo o processo de capitação, tratamento, armazenagem, telemetria e distribuição de água. Processos de logística, controle de estoque, suporte técnico e outros dados de gestão operacional foram repassados durante a visitação.

O superintendente da Autarquia, Fabio Júnior, demonstrou os números positivos que São Gabriel do Oeste alcançou na área de saneamento, mas também comentou que serão necessários inúmeros investimento de curto a longo prazo. “Atualmente a cidade possui cobertura de 100% de rede de água e aproximadamente 10,8 mil ligações ativas, além 97% de cobertura de rede de esgoto, com previsão de ampliação para 100% até o final do ano. Por outro lado, a taxa de água está entre as menores do Estado e os investimentos para manter a qualidade dos serviços aumentaram muito”, concluiu.

Segundo Rose Pires, presidente do SAAE, é importante a troca de informação com outros municípios para o melhoramento dos serviços públicos. “Desde sua criação o SAAE sempre executou muito bem o seu papel no saneamento básico, mas a troca de experiências é fundamental para que possamos compartilhar conhecimento e aprender mais. Conhecer outras realidades tornou-se indispensável para melhorar os serviços públicos”, enfatizou.

Rose ainda comentou que o próximo passo para São Gabriel do Oeste é a elaboração de um Plano Diretor de Saneamento, onde serão definidas as estratégias para atender a crescente demanda populacional. “Já estamos com o Plano Diretor de Saneamento em andamento, por meio dele será definido quais soluções poderemos adotar, principalmente em relação ao tratamento de esgoto”, explicou.

Para finalizar, o prefeito de Cassilândia agradeceu a receptividade da equipe do SAAE e também o conhecimento repassado.

Prefeito de Cassilândia visita SAAE de São Gabriel do Oeste para troca de experiências 1

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Gabriel do Oeste