UEMS alcança Nota Máxima na Avaliação Institucional Externa

Publicado em: 16/12/2022 09:22 | Fonte/Agência: Imprensa UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) alcançou nota máxima, 5, na Avaliação Institucional Externa realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), além de receber o recredenciamento institucional. Os processos avaliativos do Sinaes são coordenados e supervisio­nados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, com operacionalização de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Sinaes analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes; o processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. A avaliação classifica as instituições com notas de 1 a 5, sendo que a nota máxima reflete a excelência da Instituição de Ensino Superior.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a UEMS recebeu a visita in loco da comissão nas unidades de Dourados (Sede), Campo Grande e Mundo Novo. A visita foi o encerramento da avaliação que faz uma análise documental criteriosa de toda a estrutura organizacional e institucional da Universidade.

Para a vice-reitora da UEMS, a profa. Dra. Celi Corrêa Neres, a avaliação externa é muito importante para a universidade seguir com suas políticas de gestão,  de ensino, pesquisa e extensão. Ela destaca que "o resultado alcançado mostra que a UEMS tem desenvolvido uma política consistente e, com isso, vem reafirmando sua pedagogia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em prol de uma formação socialmente qualificada  socialmente, sempre primando por uma gestão democrática, plural e inclusiva".

Na opinião do reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, esse desempenho desponta como algo muito aguardado e para o qual a instituição muito se preparou. "É mais uma conquista para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nos seus 29 anos de criação. Essa nota máxima representa todo esforço de uma comunidade acadêmica, que trabalha em prol da transformação de vidas  no nosso Estado. Gratidão a todos e todas por esta conquista, bem como ao Governo do Estado de MS e todas Instituições que direta ou indiretamente contribuíram para o nosso sucesso coletivo. Registro aqui meus parabéns aos envolvidos", reconhece Laércio.

A UEMS iniciou seu preparo para a Avaliação potencializando uma abordagem mais estratégica e fortalecendo as estruturas organizacionais responsáveis pela coordenação das ações dessa natureza, sendo estas: a Divisão de Planejamento e de Autoavaliação Institucional (DPAI) e a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA).

O prof. Dr. Victor Azambuja Gama, chefe da Divisão de Planejamento e Avaliação Institucional (DPAI/PROAP), acrescenta que o conceito máximo obtido no processo de avaliação externa é uma conquista inédita e que deve ser muito comemorada por toda a comunidade sul-mato-grossense. “Essa pontuação reflete não apenas os esforços, o compromisso e o entusiasmo desprendido para a consolidação do projeto de uma UEMS cada vez mais atuante e reconhecida, mas principalmente, a evidência formal de que o estado de Mato Grosso do Sul possui uma universidade pública, gratuita e de excelência”, comemora.

Outro ponto chave para o resultado máximo alcançado, segundo Victor, foi a introdução de uma perspectiva de gestão estratégica para a universidade. “A UEMS nos últimos anos atingiu patamares mais elevados de iniciativas que permeiam as esferas de planejamento e de avaliação que somadas ao processo de preparação para o recredenciamento institucional, resultaram numa experiência bem-sucedida. Outro aspecto determinante, foi o aprimoramento da interlocução entre os processos de planejamento e de avaliação institucional que ocorreu por intermédio do conhecimento e absorção das normas técnicas, deliberações e resoluções elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/MS), que orientam as instituições de ensino superior sobre esta matéria”, finaliza.

As informações obtidas na Avaliação Institucional Externa são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e desenvolvimento de políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

Sobre a UEMS:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está presente no estado com 15 Unidades físicas e 13 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com graduações na modalidade presencial e a distância, além de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Em 2022, a UEMS completa 29 anos de história levando o ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos que sonham em transformar suas vidas por meio da educação.