Cassilândia recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante.

Publicado em: 10/08/2023 08:36 | Fonte/Agência: Jornal Cassilândia

Cassilândia recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante.

Caminhão Ortopédico, estacionando em frente à Secretaria de Saúde. Foto zildo vieira

Desta quarta-feira, dia 9, a sexta-feira, 11, a população de Cassilândia recebe os serviços da Oficina Ortopédica Itinerante. Os atendimentos estão sendo realizados na sede da Secretaria Municipal de Saúde [ Postão], local onde o caminhão está instalado.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites, através da Secretaria da Saúde de Mato Grosso do Sul e na gerência a Secretaria Municipal de Saúde de Cassilândia.

Cassilândia recebe atendimento da oficina ortopédica itinerante 1

Um grande número de pessoas, estiveram presente. Foto zildo vieira/JC

A prestação dos serviços acontece em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos e permite, ainda, a confecção de adaptações, doações de cadeiras de rodas elétricas, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população.

O caminhão adaptado percorre cidades de Mato Grosso do Sul. Para o atendimento, o serviço conta com um carro de apoio e uma equipe especializada formada por técnicos ortopédicos.

A oficina ortopédica itinerante do Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da Apae de Campo Grande, que faz parte do ‘Programa Viver Sem Limites’, do Ministéio da Saúde e que funciona em parceria com os governos estaduais e municipais, atende pessoas com determinadas deficiências que foram previamente inseridas no sistema SISREG para serem atendidas.

O objetivo desse programa é proporcionar o acesso de cada cidadão que necessite de órteses, prótese e meios auxiliares de locomoção.

De acordo com a Secretária Municipal de saúde, Mara Nilza até o momento já foram triados mais de 80 pacientes para equipamentos entres órteses, próteses, cadeiras de rodas e cadeiras de banho.

Ela disse ainda que estão programados e agendados atendimentos entre avaliações e entrega de materiais. “A maioria das pessoas são gente que depende das cadeiras de rodas, de cadeiras de banho e nós estamos entregando os materiais fabricados do pacientes que já fizeram suas medidas”.

Disse ainda que com essa vinda da oficina estamos facilitando o acesso evitando viagens a Campo Grande. “Os pacientes que serão atendidos são encaminhados pelos fisioterapeutas e ortopedistas e passando para avaliações para que se possa fazer tudo sob medida para cada paciente. Tudo é fabricado sob medida para um melhor conforto aos pacientes beneficiados”. completou.

Nesta manhã de quarta-feira, 09, já foram entregues 31 equipamentos.

Estiveram presente no evento, o prefeito Valdecy Pereira da Costa, os vereadores Luiz Fernando, Peter Saimon Borges e Sumara Ferreira Leal. E a coordenadora do CER/Apae de Campo Grande, Julia Medeiros.